Grupo de Dependência Química

Muitos são os fatores que podem motivar o uso de drogas, como: a busca de prazer, amenizar a ansiedade, tensão, medos e até aliviar dores físicas. Quando a utilização dessas substâncias se dá de forma abusiva e repetitiva, sem que haja um controle do consumo, frequentemente instala-se a dependência.

Este grupo é para pessoas que possuem um relacionamento diferenciado com a droga, seja esta ilícita ou não, é diferenciado e problemático. Enquanto uma pessoa tem total controle sobre sua vida, suas escolhas e até mesmo sobre o momento de parar, outro tem dificuldade de assumir estar vivendo uma relação de dependência com uma substância e ainda de controlar o uso da mesma.

Na psicoterapia em grupo as pessoas compartilham suas experiências sem julgamento, entendem que não estão sós e aprendem a resgatar a autonomia de sua vida.

Objetivos:

  • Conscientizar o paciente de que existe um problema, trabalhando a ambivalência quanto à perspectiva de mudança.
  • Refletir sobre as consequências que o uso indevido de bebidas alcoólicas/drogas trouxe ao mesmo e, como estas exerceram (ou exercem) influência sobre sua vida.
  • Auxiliar o paciente na seleção e desenvolvimento de estratégias para a realização das mudanças necessárias.
  • Dar suporte emocional e estratégico nos primeiros tempos da abstinência, que exige muita dedicação e energia pessoal, pois as mudanças realizadas demoram um tempo para se cristalizar e estabilizar.
  • Prevenir recaídas. É necessário um esforço constante do indivíduo para consolidar os ganhos conquistados, além de um esforço contínuo para prevenir possíveis lapsos e recaídas.