Alcoolismo na adolescência

0
A adolescência é uma fase caracterizada por mudanças rápidas no físico, no psicológico e no social, o que implica em uma crise de identidade. Por causa disso, é nesse período que o risco para o ingresso no uso de substâncias psicoativas se torna maior. Não apenas pelo fato de querer experimentar o novo, buscar novas emoções e desafios, mas também para encontrar nessas novas buscas as “respostas” para o seu viver.
Na elaboração de sua identidade, o adolescente percebe que o álcool pode amenizar
momentos de angústias e interferir na busca do novo sentido de si mesmo. Porém, esse
amenizar pode implicar num sentido de vida fragilizado. Geralmente, o adolescente percebe que quando consome álcool, teoricamente , as coisas ficam mais fáceis; contudo, não percebe que, inadvertidamente, pode transformar o consumo de álcool como parte da busca de seu sentido de vida – ou seja, tornar o consumo de álcool como ingrediente indispensável na resolução de sua crise.
A sociedade atual também contribui para esse envolvimento em seus diversos segmentos,
apontando para caminhos mais direcionados para o material do que para e essência. Isso servetambém para a mídia que, influenciando o comportamento social, na maioria das vez
es aponta caminhos para a obtenção de objetos de consumo, menos preocupados com respostas que visam o crescimento interior.
Também, não é demais repetir um dado importante: não existe consumo de álcool sem risco. Não é necessário ser um alcoolista para se ter problema com bebida alcoólica.
Autor: Dorit Wallach Verea

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui