Como convencer um alcoólatra a fazer tratamento contra o alcoolismo?

0

O alcoolismo é uma doença grave que afeta cerca de 6% dos brasileiros. Em nossa população, cerca de 17% já apresenta critérios para ser classificado como usuário abusivo do álcool, podendo evoluir para a enfermidade.

O consumo de álcool é relacionado com a morte de cerca de 3,3 milhões de pessoas no mundo – mais do que o HIV, a Tuberculose e a violência juntos.

Além disso, ele está diretamente ligado a doenças como: cirrose, câncer no esôfago, câncer na laringe, síndrome alcoólica fetal e episódios de autoagressão, agressão contra terceiros e violência doméstica.

Um dos maiores problemas para quem enfrenta a dependência de álcool é o fato de o consumo da droga ser encarado como comum pela maioria da população. Isso faz com que muitas pessoas demorem a perceber que já são alcoólatras e precisem buscar apoio para largar o vício.

Para ajudá-lo, listamos alguns conselhos para fazer com que um dependente do álcool perceba que necessita de tratamento contra o alcoolismo.

 

  • Converse com a pessoa sobre a doença

O estigma negativo do alcoolismo é um dos motivos que fazem os portadores da doença não reconhecerem o problema que possuem.

Conversar com um dependente sobre seus hábitos e mostrar que a maneira como consome a bebida se insere classificação oficial de alcoolismo pode ajudá-lo a refletir se o álcool realmente não é um problema em sua vida.

 

  • Peça para a pessoa fazer testes virtuais

Existem diversos testes baseados naqueles aplicados por profissionais, ou até nos mesmos moldes deles, sendo elaborados com critérios científicos e bastante seriedade.

Como o hábito de realizar esses testes é muito comum em quem utiliza a internet, convidar o alcoólatra para realizar um deles, sem compromisso, é uma forma de fazê-lo ver que possui o problema e precisa de ajuda.

 

  • Incentive a pessoa a conhecer mais sobre a doença

Ajudar quem possui alcoolismo a pesquisar sobre a doença, sabendo de suas consequências graves e vendo depoimentos de dependentes e ex dependentes faz com que a pessoa entenda a sua preocupação e reflita sobre os hábitos que ela possui.

Dessa maneira, ela pode entender os motivos de procurar ajuda e compreender a seriedade da situação em que se encontra.

 

  • Mostre que você o apoia

Demonstrar a sua preocupação é importante, porém, mais ainda é continuar ajudando o alcoólatra e o fazendo entender que você irá acompanha-lo e incentivá-lo durante toda a luta pelo fim da doença.

Frequente especialistas e grupos de apoio com ele, ajude-o a se socializar com que não consome álcool e também não utilize a substância perto dele.

 

Um dos passos mais importantes para convencer um alcoólatra a tratar seu vício é fazê-lo reconhecer o problema e compreender que precisa de ajuda.

Seja sempre respeitoso, mostre que você realmente se preocupa e quer ajudar.

Decidir pelo tratamento é uma grande conquista, que será cansativa, demorada e exigirá renúncias e esforços, tanto do paciente quanto daqueles que o rodeiam. Procure se fazer presente nessa luta. Isso é muito importante durante o tratamento.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui