Identificação e diagnóstico de problemas relacionados ao abuso de álcool em Hospitais Americanos

0

CISA – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool

Estudo publicado em abril de 2004 na revista Archives of Internal Medicine, mostrou que muitas pessoas admitidas em hospitais gerais nos Estados Unidos apresentam problemas decorrentes do abuso de álcool que passam desapercebidos pela equipe médica. A pesquisa teve como objetivo comparar as proporções de pacientes diagnosticados positivamente para abuso e dependência de álcool em dois diferentes momentos, no processo de admissão e posteriormente durante a internação.

Os pesquisadores Barbara A. Smothers e Harold T. Yahr investigaram aproximadamente 2000 pessoas com o objetivo de diagnosticar problemas relacionados ao uso de álcool. Os autores verificaram que aproximadamente 25% dos pacientes que faziam uso frequente de bebidas alcoólicas apresentavam diagnóstico de abuso ou dependência de álcool de acordo com entrevistas realizadas durante o processo de admissão dos pacientes, seguindo critérios do Manual Estatístico dos Transtornos Mentais da Associação Psiquiátrica Americana (DSM-IV). Ao comparar os resultados da entrevista inicial com os dados dos prontuários hospitalares dos mesmos pacientes, verificou-se que apenas 40.3% dos pacientes que apresentavam diagnóstico de abuso e dependência tiveram estes problemas detectados pelas equipes médicas dos hospitais. Apenas metade dos indivíduos diagnosticados, tanto pelos dados obtidos da entrevista como pelos dados colhidos de registros hospitalares, recebeu tratamento especializado.

Os pesquisadores concluíram que o exame diagnóstico para a detecção de problemas decorrentes do uso de álcool deve ser parte da rotina do processo de admissão nos hospitais e que um esforço deve ser empreendido no treinamento dos estudantes de medicina e médicos residentes bem como na educação continuada dos médicos em exercício da profissão de modo a minimizar este problema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui