Como funciona a psicoterapia em grupo?

0

A psicoterapia é um tratamento essencial para quem está sofrendo com algum problema emocional ou transtorno mental como depressão, ansiedade, bipolaridade, entre outros.

Ela nada mais é do que uma série de sessões com um profissional qualificado (o psicoterapeuta ou psicólogo) que irá ajudar o paciente a descobrir as fontes dos problemas, desabafar sobre a situação, criar soluções, viver melhor, impulsionar a recuperação, etc.

Normalmente a psicoterapia funciona de forma individual, ou seja, as sessões são apenas entre o médico e o paciente. No entanto, em alguns casos, a psicoterapia em grupo pode ser sugerida. Pode parecer contraprodutivo, mas a verdade é que ela também possui sua importância.

 

Como a psicoterapia em grupo é organizada?

A pessoa pode participar da psicoterapia em grupo através de locais diferentes. Igrejas, ONG’s, outras instituições e com o próprio terapeuta. Quando este último acontece, é porque o profissional acha que sessões em grupo podem ajudar mais do que as individuais apenas.

Ele decide em qual grupo o paciente deve entrar após entrevistá-lo, abrir um diálogo, conhecer seu perfil, suas necessidades, motivações, etc.

Geralmente pessoas com problemas similares estão no mesmo grupo de psicoterapia para que possam compartilhar suas experiências e juntos acharem soluções.

 

Afinal, como funciona a psicoterapia em grupo?

Neste tipo de terapia, existe um mediador (costuma ser o próprio psicólogo) que faz as perguntas iniciais, mas fica quieto enquanto os participantes discutem, intervindo quando for necessário.

Os participantes falam sobre suas dificuldades, problemas, frustrações, angústias e obstáculos sendo enfrentados. Cada participante tem sua chance de falar, comentar, opinar e até aconselhar com base em suas experiências, caso seja preciso.

O psicoterapeuta pode ainda promover dinâmicas e estimular atividades diferentes entre os participantes para que eles se soltem mais e aprendam sobre sua própria mente.

Normalmente essas sessões em grupo ocorrem toda semana ou de quinze em quinze dias. Pode ser que o psicólogo ache necessário que o paciente participe de sessões individuais também.

 

Por que a psicoterapia em grupo é importante?

A psicoterapia em grupo pode trabalhar aspectos que a individual não consegue, como a inserção do indivíduo de volta à sociedade sem que seja forçado. Outra vantagem para o paciente é a superação da ansiedade entre comunidades e da timidez.

As habilidades sociais, assim como ter mais empatia, também são questões a serem bem aproveitadas pelas terapias em grupo. A troca de informações e experiências é sempre necessária para o crescimento pessoal.

Com tudo isso, os pacientes podem se conhecer melhor, ter seu emocional fortalecido e ainda criar um senso social afiado que pode ser útil não apenas para lidar seus próprios problemas, mas também para ajudar outros ao seu redor.

É bom lembrar que ninguém é obrigado a fazer algo que não queira. Se o paciente se sentir desconfortável ou incomodado por qualquer motivo, ele pode conversar com o psicólogo e explicar que deseja mudar o grupo ou fazer apenas sessões individuais.

Procure o seu psicólogo e tire suas dúvidas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui