Serviço de apoio a usuários de drogas já atendeu mais de 16 mil pessoas em 2013

0

EBC

O serviço telefônico Ligue 132, que oferece atendimento gratuito de orientação e informações sobre os riscos do uso de drogas e seus efeitos no organismo, chegou a 16.452 pessoas atendidas em novembro. O serviço faz parte do Programa Crack, É Possível Vencer, do governo federal.

O serviço funciona em tempo integral, durante todos os dias da semana. Entre os que procuram atendimento, a maioria é de homens com mais de 35 anos, com ensino fundamental incompleto, solteiros e com renda de até cinco salários mínimos.

Na maior parte das situações, os próprios usuários de drogas (39%) ou parentes (28,6%) fazem a ligação em busca de informações (45,7%), ou para solicitar material informativo (9,6%). Informações sobre consumo de álcool (22,9%), maconha (20,8%) e cocaína (31,1%) são as mais atendidas pelos profissionais do Ligue 132.

O serviço foi inaugurado em 21 de junho de 2005 pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça, em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui