Desmame precoce pode estar relacionado a problemas decorrentes do uso de álcool na vida adulta

0

O alcoolismo é uma doença que sofre de maneira significativa a influência de componentes hereditários. Há na literatura científica, contudo, a sugestão de que fatores ambientais precoces também interagem nessa dinâmica.

Dentre esses fatores os autores dão destaque ao desmame precoce (ingestão de leite materno por período de tempo menor que 1 mês). Contudo, a relação entre esse fator ambiental e a manifestação de alcoolismo permanece incerta.

Visando esclarecer uma possível interação entre o desmame precoce e a manifestação de problemas relacionados ao uso do álcool na vida adulta, os autores acompanharam por aproximadamente 40 anos um total de 6562 homens e mulheres dinamarqueses.

Dentre os entrevistados buscou-se investigar de que modo se deu a amamentação, se a gravidez foi desejada, o status social dos pais e a ocorrência de internações hospitalares por problemas relacionados ao uso de álcool e por outros problemas psiquiátricos tanto na amostra quanto entre seus pais.

A amostra foi dividida em duas categorias de acordo com a amamentação: desmame precoce, amamentação durando 1 mês ou menos (34% da amostra) e desmame posterior, amamentação durando mais de 1 mês (66% da amostra).

Do total da amostra, 138 indivíduos haviam sido internados por problemas relacionados ao uso de álcool. Desse total, 98 eram homens. Os resultados obtidos pelos autores sugerem haver associação entre desmame precoce e aumento no risco de desenvolvimento de alcoolismo.

Ademais, os autores constataram haver na amostra relação entre o aumento no risco de internação hospitalar por problemas relacionados ao uso de álcool e a ocorrência de gravidez indesejada.

Contudo, os autores falharam em averiguar a relação entre o uso de álcool feito pelas mães durante a gravidez e a manifestação pela prole de problemas relacionados ao uso de álcool.

Não são claros os motivos pelos quais o desmame precoce mostrou-se associado com o risco aumentado de internação por problemas relacionados ao uso de álcool.

Fica a dúvida se esta influência se deu devido a carências nutricionais decorrentes do desmame precoce ou se devido à outros fatores adversos.

Fonte: http://www.cisa.org.br/artigo/292/desmame-precoce-pode-estar-relacionado-problemas.php

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui