Idade de início do uso de álcool e desenvolvimento de dependência

1

O uso de álcool por menores de idade é tema de preocupação entre médicos e educadores. Estima-se que nos EUA 28% dos jovens tenham feito uso de álcool antes dos 13 anos de idade. Ao atingir a idade de 17 anos, esses jovens estão mais susceptíveis à pratica de álcool no padrão binge (5 ou mais doses de álcool para homens e 4 ou mais doses de álcool para mulheres dentro de um período de 2 horas).

Esse padrão de consumo de álcool está associado a uma série de práticas de risco tais como uso de drogas ilícitas, prática de sexo sem proteção e baixo desempenho escolar. Ademais, o uso precoce de álcool está associado à dependência dessa substância.

A fim de investigar a relação entre o uso precoce de álcool e alcoolismo, os autores realizaram uma pesquisa com 43.093 adultos de 18 anos ou mais, a fim de avaliar a idade de iniciação no uso de álcool, o padrão atual de consumo dessa substância, presença de alcoolismo, depressão e outros transtornos psiquiátricos.

Os autores observaram que o uso precoce de álcool esteve associado com a instalação de dependência. Essa constatação ficou mais clara após a comparação entre aqueles que fizeram uso de álcool antes dos 14 anos de idade e aqueles que foram iniciados com 21 anos ou mais para a instalação de alcoolismo dentro de 10 anos após a iniciação (27% vs 4%, respectivamente), em alguma fase da vida (47% vs 9%, respectivamente) e antes dos 25 anos de idade (33% vs 2%, respectivamente).

É possível que a relação entre uso precoce de álcool e dependência alcoólica se dê por uma interação entre fatores ambientais e genéticos, como, por exemplo, fácil acesso às bebidas alcoólicas e predisposição para doenças psiquiátricas.

Por fim, os autores reforçam a necessidade de se avaliar e acompanhar de perto o uso de álcool entre jovens e adolescentes.

Fonte: http://www.cisa.org.br/artigo/85/idade-inicio-uso-alcool-desenvolvimento-dependencia.php

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui