O impacto da abstinência alcoólica no resultado de procedimentos cirúrgicos

Foi estudado um grupo de 42 pacientes com consumo mínimo de álcool de 60 gramas por dia (4 doses), sem doença hepática decorrente, e que seriam submetidos a cirurgia colo-retal eletiva. O grupo foi dividido aleatoriamente em dois grupos: um grupo continuou a ingestão habitual de álcool e o outro grupo recebeu medidas para que se obtivesse abstinência no mês anterior à cirurgia, inclusive com o uso da droga Dissulfiram.

O grupo que recebeu medidas para abstinência desenvolveu menos complicações que o grupo que continuou a ingestão alcoólica, com 32% e 74% de complicações respectivamente. Verificou-se também no grupo de abstinência, uma menor incidência de isquemia cardíaca (23% x 85%) e menor incidência de arritmias (33% x 86%). Foi medido também o stress cirúrgico, através de medidas da pressão arterial, frequência cardíaca, concentração de cortisol e catecolaminas, sendo o stress cirúrgico significativamente menor nos pacientes abstinentes.

Os autores concluíram que um mês de abstinência alcoólica antes de cirurgia eletiva diminui a morbidade pós-operatória em pacientes que abusam do álcool. O mecanismo se relaciona provavelmente a redução de uma resposta exagerada ao stress cirúrgico.

Fonte: http://www.cisa.org.br/artigo/605/-impacto-abstinencia-alcoolica-no-resultado-procedimentos.php