Diferença entre Mania Bipolar e Hipomania Bipolar

Muita gente confunde mania bipolar e hipomania bipolar. Isso acontece porque os sintomas são parecidos. O post de hoje vai te ajudar a diferenciá-las. Também tem essa dúvida? Siga lendo.

Mania é uma palavra que traduzida paro o grego significa loucura, atitudes incoerentes, impensadas e muitas vezes insensatas.

Este é um termo usado para classificar um dos quadros do Transtorno de Bipolaridade. No estágio de mania bipolar, a pessoa passa por momentos de euforia e experimenta sentimentos extremos.

Aumento de energia, uma diminuição na necessidade de dormir, inquietação e mania de grandeza também são características bem comuns nesse quadro.

Além desses sintomas, a mania bipolar pode até causar alucinações, delírios e agressividade.

Além dos que citamos, veja os principais sintomas de Mania Bipolar:

• Distração.
  • Euforia excessiva.
  • Perda de controle sobre suas atitudes.
  • Desinibição.
  • Facilidade em se irritar excessivamente.
  • Pensamento acelerado, fuga de ideias.
  • Envolvimento em atividades de risco, fazer coisas que normalmente não faria.
  • Delírios: a pessoa acredita em algo que não é real.
  • Comportamento sexual de risco.
  • Impulsividade e falta de controle.

Um diagnóstico de mania bipolar só é concretizado quando a pessoa possui pelo menos três desses sintomas e eles duram por mais de cinco dias. Em quadros mais graves, é necessária intervenção médica.

Os sintomas de mania bipolar costumam ser muito intensos e atrapalham a vida social da pessoa, precisando de atenção e de cuidados por um profissional especializado.

Hipomania bipolar e seus sintomas

A hipomania bipolar costuma ter sintomas parecidos com os da mania bipolar, porém mais leves, o que não significa que esse estágio seja mais seguro, muito pelo contrário, ele pode facilmente ser confundido com emoções comuns do nosso cotidiano.

Uma pessoa no estágio de hipomania bipolar facilmente passará despercebida, jamais vai achar que possui uma doença ou precisa de ajuda, pois aparentemente é só uma pessoa esbanjando energia, disposição e alegria.

A hipomania bipolar não impede que você realize suas atividades diárias,  mas pode prejudicá-las.

Sintomas de Hipomania

• Fácil distração.
  • Aumento de energia para realizar atividades.
  • Falar mais que o de costume.
  • Diminuição na necessidade de sono, ou seja, dormir poucas horas e mesmo assim acordar disposto.
  • Humor elevado.
  • Facilidade em realizar atividades que antes não faria, assim como tomar decisões sem cautela.

É muito comum ouvir de pessoas que alguém tem transtorno bipolar só por uma mudança de comportamento ou de opinião, sem ao menos conhecer de fato a doença.

Isso é um erro e acaba banalizando o problema, fazendo-o parecer algo comum.  Tais transtornos causam grandes prejuízos na vida de quem realmente os possui.

Só um profissional especializado, psicólogo ou psiquiatra, pode diagnosticar males como a mania e hipomania bipolar.  Não menospreze os sintomas. Quem os apresenta pode precisar de tratamento para que seus impactos sejam diminuídos.

Se você se identificou com alguns dos sintomas citados nesse post, procure ajuda de um profissional o quanto antes para receber o diagnóstico adequado e, se for preciso, tratamento.

Psicoterapia Online pelo Convênio
Cuide da sua saúde mental! Faça sua consulta online, agora pelo convênio médico.
Tenha atendimento psicoterápico diretamente em sua casa:
Central de Atendimento: (011) 2644-9111 / (011) 94207-4832