Ansiedade: Preocupação excessiva que atrapalha a sua vida e a das pessoas ao seu redor

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Todos nós temos preocupações. Na maioria das vezes elas são justificadas e se fazem até úteis para que possamos tomar algumas atitudes de precaução. É um instinto normal, como um mecanismo de defesa da nossa mente.

O problema é quando essa preocupação sai do controle e acaba virando excessiva, atrapalhando a nossa vida e a das pessoas que convivem conosco. Muitas vezes isso pode estar relacionado a um tipo de ansiedade.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada, por exemplo, se caracteriza pela preocupação excessiva com coisas muito banais, como a escola ou o trabalho, por um período igual ou maior do que seis meses.

Então, se sua preocupação é contínua e incontrolável, pode realmente estar relacionada a algum tipo de ansiedade clínica.

 

O que fazer para solucionar isso?

            Existem alguns modos de estabilizar essa ansiedade e preocupação para conseguir voltar a viver normalmente.

A principal delas é a Terapia Cognitivo-comportamental, que ajuda a pessoa a entender as origens dessa preocupação excessiva, assim como lidar com a ansiedade e seus outros efeitos.

É importante também adotar algumas técnicas para você fazer sozinho(a), as quais ajudem a reduzir ou evitar esses problemas. Veja algumas dicas:

 

  • Entenda o que sua preocupação significa

Normalmente quando esse estado de ansiedade ocorre, a mente vira um caos de pensamentos negativos.

Tente se perguntar o porquê de tanta agonia, se isso te ajudará a resolver algum problema e se o contexto ao seu redor realmente pede por essa atitude.

Compreender que esse tipo de preocupação não é protetora e sim compulsória pode ajudar a evitá-la.

 

  • Pratique técnicas de relaxamento

O relaxamento muscular progressivo e a respiração profunda são duas técnicas muito boas que você poderia fazer ao menos uma vez por dia durante de 15 a 30 minutos.

A primeira se caracteriza pela contração e relaxamento dos músculos, já a segunda se baseia na inspiração e na expiração utilizando a musculatura do diafragma.

 

  • Saiba acalmar-se de imediato

            Ao ter uma crise de ansiedade é muito difícil se controlar sem saber nenhuma técnica. Você pode tentar as citadas anteriormente, todavia, existem alguns gatilhos sensoriais que podem te ajudar a se acalmar na hora.

Coloque uma música suave e tranquilizante para tocar nos fones de ouvido; foque sua visão em uma superfície plana de cor padronizada; procure cheiros calmantes, como lavanda; ou aperte algum objeto com uma textura prazerosa.

 

  • Faça atividades físicas

            Praticar exercícios físicos é uma ótima maneira de aliviar a frustração e a ansiedade. Fazer atividades aeróbicas ao menos 30 minutos por dia pode ajudar a reduzir a tensão e o estresse, além de fazer muito bem a outros aspectos da saúde.

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