Atitudes que ajudam a preservar sua saúde mental

0

A manutenção da saúde mental é uma das maiores preocupações atuais, já que a incidência de doenças psiquiátricas tem aumentado. Estas doenças causam diversos impactos, como levar pessoas a se aposentarem por invalidez, prejudicando sua qualidade de vida e, se não tratadas, levando à morte.

Com tantas preocupações e cobranças, é muito difícil para as pessoas satisfazerem as expectativas que criam para si e que os outros impõem sobre elas, ainda mais em uma sociedade competitiva e altamente qualificada como a que vivemos.

Daí podem surgir diversos problemas, como ansiedade, depressão, transtornos obsessivos compulsivos, entre outros.

O uso de medicamentos e a realização de terapias tornam-se essenciais para aqueles que desenvolvem distúrbios psicológicos terem capacidade de desenvolver as atividades básicas do dia a dia, como se arrumar, alimentar-se adequadamente e conviver em sociedade.

Entretanto, existem outras maneiras para auxiliar no tratamento de quem já possui transtornos de humor e que podem até mesmo evitar o desenvolvimento de problemas desse tipo.

Confira dicas de atitudes que irão lhe ajudar a preservar sua saúde mental e evitar estresses ou situações difíceis:

 

  1. Dormir bem

O sono é essencial para que o corpo se recupere do cansaço diário e o cérebro descanse adequadamente.

Dormir o suficiente todos os dias e com qualidade é fundamental para que o organismo possa se manter ativo e seja capaz de exercer as atividades a nós demandadas.

Pessoas que têm um sono de pouca qualidade ou que dormem menos horas do que o necessário tendem a ficar estressadas, apresentar fadiga e sinais de cansaço o dia todo, além de abusarem de substâncias como a cafeína para manterem-se acordadas.

Tudo isso pode causar diversos problemas mentais, já que o corpo estará sempre estressado e pronto para uma verdadeira batalha.

 

  1. Alimentar-se adequadamente

Sem a alimentação correta, o metabolismo fica lento e apresentará sintomas similares aos de quando se está doente, pois não terá a base necessária para realizar as atividades que são necessárias.

A boa alimentação evita que o corpo seja maltratado, além de garantir a quantidade necessária de nutrientes para o desempenho das tarefas diárias. Assim o organismo não  precisa realizar sacrifícios que poderão ter seus custos cobrados futuramente.

 

  1. Ter bons hábitos rotineiros

Uma boa rotina é extremamente importante para manter a saúde mental, pois assim é possível manter o corpo sempre em funcionamento adequado e estimular a produção de substâncias que garantem sensações positivas, como a endorfina e a dopamina.

Praticar atividades físicas regularmente, ter contato social além do trabalho e desenvolver atividades prazerosas são ótimas maneiras de produzir substâncias essenciais para evitar que a saúde mental seja atingida negativamente.

 

A saúde mental é essencial para a garantia de uma vida saudável e duradoura, além de possibilitar que sejam realizadas atividades rotineiras com sucesso.

Quando a mente está doente, até mesmo o desempenho de atividades simples é prejudicado, o que gera perdas na qualidade de vida e intensifica os sintomas que agravam as doenças da psique.

Por isso é necessário que hábitos para uma vida mais leve, sem cobranças exageradas, com equilíbrio e respeito aos limites e às necessidades do organismo sejam adotados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui