Atividades físicas ideais para uma boa saúde mental

0

A mente e o corpo possuem uma ligação mais forte do que você pode imaginar. É uma via de mão dupla, ou seja, o que se passa em sua mente pode afetar diretamente o seu corpo e vice versa. Quem sofre com gastrite nervosa sabe bem!

Por isso não é tão surpreendente que alguns exercícios físicos sejam tão úteis para a nossa saúde mental. É claro que eles são utilizados apenas como complemento ao tratamento médico e psicológico, mas ainda assim são muito importantes.

Sem mais delongas, confira a seguir algumas das principais atividades físicas ideais para uma boa saúde mental:

 

1 – Musculação

Acredite, praticar musculação pode ajudar muito a melhorar as terríveis crises de ansiedade que causam tremedeiras, paranoia, desconforto abdominal, taquicardia e sentimento de pânico.

A ansiedade em si pode gerar tudo isso diariamente, além de distúrbios no sono, estresse, dores no corpo e pressão alta. Se não for tratada logo, pode piorar e se desenvolver em transtornos ainda mais complexos.

Fazer musculação pode diminuir os níveis de ansiedade, em especial as atividades que estão relacionados ao levantamento de peso e às séries de resistência.

 

2 – Caminhadas

Caminhar ao menos 30 minutos todos os dias pode auxiliar muito na redução de transtornos depressivos, além de proporcionar uma qualidade de vida e um bem-estar melhor.

Esta atividade física é indicada a todos que estão saindo do sedentarismo agora, pois é mais leve e um ótimo ínicio. Você pode aumentar o ritmo de semana em semana, até se sentir mais confortável para começar a correr.

 

3 – Yoga

Yoga é altamente recomendado por diversos profissionais da saúde, especialmente para quem sofre com estresse crônico. Pode parecer algo “chato” num primeiro momento, mas yoga auxilia a trabalhar a paciência e a calma.

Os movimentos yoga ajudam a liberar maiores níveis de um neurotransmissor que auxilia na regulação do estresse e do nervosismo. Além disso, esta atividade é indicada a quem passou por traumas muito pesados e recentes.

A yoga também é uma belíssima escolha de atividade física para pessoas que lidam com o estresse pós-traumático em decorrência de alguma experiência muito dolorosa, como acidentes, roubos e perdas de pessoas queridas.

 

4 – Respirar fundo

Sim, só o simples ato de parar por um instante e respirar fundo já ajuda muito a saúde mental, principalmente quem tem problemas de concentração.

É quase como um processo de meditação. Encontre um tempinho para si mesmo, feche os olhos e respire bem fundo, depois solte o ar lentamente. Faça isso quantas vezes achar necessário para se sentir melhor.

Se fizer isso todos os dias, perceberá que seu foco e sua atenção estarão mais aguçados, assim como seu corpo estará menos estressado.

Gostou das dicas de atividades físicas boas para a saúde mental? Não se esqueça de procurar um nutricionista ou médico para receber mais orientações sobre o assunto e sobre como lidar com a sua saúde física ou mental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui