Capacitação de líderes para suporte ao transtorno mental

0

Sabemos que, hoje em dia, os transtornos mentais são grandes vilões no cotidiano das pessoas. Muitas vezes, o ambiente de trabalho acaba por desempenhar um papel de extrema relevância no desenvolvimento de psicopatologias.
Distúrbios como estresse, ansiedade, depressão, síndrome de Burnout e outros levam à exaustão mental e física do trabalhador, sendo de extrema importância haver alguém da equipe capacitado para trabalhar com essa problemática.

Quais as causas desses transtornos no ambiente de trabalho?

As causas para essas patologias podem ser bastante variadas: assédio moral, acúmulo de trabalho, cobranças em excesso, metas inatingíveis, longas jornadas de trabalho, falta de segurança, entre outras.
Pesquisas mostram que, além dos desempregados, os empregados da área industrial e da área de saúde são os mais afetados por esse tipo de doença.
As taxas de afastamento devido a psicopatologias são consideravelmente elevadas, podendo resultar em aposentadorias precoces e auxílio doença, o que causa grandes impactos financeiros para as empresas.

Os transtornos mentais no trabalho

Como dissemos, as principais enfermidades mentais no âmbito de trabalho são:

  • Depressão;
  • Estresse;
  • Síndrome de Burnout.

A depressão e o estresse  já são conhecidas da população, o que não quer dizer que devemos tomar menos cuidado com elas. Contudo, a Síndrome de Burnout ainda requer bastante entendimento por parte das pessoas.
Essa síndrome se caracteriza pelo total esgotamento físico e mental devido às condições de trabalho. O empregado fica tão esgotado que acaba se tornando uma espécie de bomba-relógio, podendo explodir a qualquer momento, por qualquer situação.

Por que a saúde mental dos funcionários é importante?

É sabido que, quando estamos felizes, tendemos a ter sucesso no trabalho. Consequentemente, quando estamos tristes ou preocupados, nosso desempenho passa a cair.
Pesquisas comprovam que a depressão tem um alto custo aos cofres de uma empresa, sendo de extrema importância a mesma ter um profissional capacitado para lidar com essa problemática.
Além disso, a nova geração de empregados busca empregos que sejam significativos para eles, fazendo-os se sentirem felizes. Ou seja, não estão limitados apenas à parte financeira.
Desse modo, o foco não é apenas trabalhar e ganhar dinheiro: o ambiente de trabalho acaba sendo um fator muito importante para a realização de um trabalho satisfatório junto aos colegas de trabalho.

E como lidar com o transtorno mental dentro da empresa?

Saber como lidar com o empregado sob essas condições é de extrema importância, tanto para o funcionário quanto para a empresa. ]
Um líder preparado deve saber como trabalhar com as diferentes adversidades que possam surgir em seu grupo, pois esses transtornos podem afetar a produtividade e a motivação dos colaboradores, prejudicando o funcionamento da organização.
Pensando nisso, a Clínica Prisma desenvolveu o programa de treinamento de líderes para suporte ao transtorno mental no ambiente de trabalho, que tem como objetivo atuar nos fatores de risco para prevenção e tratamento dessas doenças.  Venha conhecê-lo com mais detalhes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui