Como a ansiedade pode levar à compulsão?

0

A compulsão por jogos, drogas, alimentos entre outros afeta a vida das pessoas em todas as áreas. Isso porque ela pode afetar negativamente o desempenho profissional e estudantil, as relações pessoais e a qualidade de vida.
A compulsão se caracteriza pelo descontrole. As coisas simples do cotidiano como um drink, um jantar ou uma atividade para relaxar podem se tornar um transtorno quando as pessoas não conseguem parar.
Muitas dessas situações experimentadas por inúmeras pessoas podem estar associadas à ansiedade. Quer entender melhor como isso acontece? Siga lendo.

O que é a ansiedade?

A princípio, ela é um sentimento normal atribuído geralmente a uma situação angustiante ou temida, mas que em algumas pessoas pode se tornar um transtorno. Os ansiosos são pessoas extremamente preocupadas e temem que as coisas não ocorram como eles desejam.
Em doses normais, a ansiedade nos impulsiona e nos faz manter o foco em determinadas questões, como uma prova ou um trabalho que precisa ser feito.
É normal tentar ter algum controle sobre as situações. Para isso planejamos, nos informamos e pesquisamos, além de empregar esforços e energia para que as coisas funcionem como gostaríamos.
As pessoas ansiosas vão, além disso: elas não relaxam depois que fizeram o que estava ao alcance delas para direcionar os acontecimentos. Vivem em constante tensão o que pode levar a inúmeros problemas, inclusive a compulsão.
No próximo tópico vamos esclarecer por que o ansioso pode se tornar compulsivo.

Ansiedade e compulsão

O descontrole ocorre porque o ansioso tenta aliviar a tensão buscando algum prazer ou conforto na comida, na bebida, nos jogos ou em outras substancias ou atividades. O problema é quando isso ocorre com alguma regularidade ou até mesmo se torna um hábito.
Na tentativa de resolver um distúrbio, pode-se gerar problemas bem maiores. Apesar de ter sucesso no objetivo inicial, que era aliviar a tensão, essa forma de conduta traz muitos prejuízos e com certeza não é eficiente.
Diante dos transtornos gerados pelos hábitos compulsivos, o paciente se sente infeliz. O mal-estar ocorre devido à repetição de comportamentos que ele estava tentando evitar.
Isso acaba resultando em mais tensão e pode criar um círculo vicioso. Veja a seguir os riscos que acompanham o transtorno de ansiedade.

Procure ajuda

Os transtornos de ansiedade, se não tratados, podem gerar outros distúrbios como: transtorno obsessivo compulsivo (TOC), síndrome do pânico e fobias.
Quando alguém abusa do álcool das drogas ou da comida, as pessoas logo percebem que algo não está bem. Porém, outros comportamentos podem, a princípio serem recebidos com entusiasmo e muitas vezes as pessoas demoram a perceber que algo está errado.
Nesse grupo se encontram os workholics, as pessoas com mania de limpeza e os que exageram nas atividades físicas. Porém mais cedo ou mais tarde o aspecto nocivo da compulsão se torna inegável e os danos na vida da pessoa são evidentes.

Na vida, alguns problemas se resolvem sozinhos, outros nós mesmos resolvemos com algum esforço. Porém, existem aqueles que precisam de assistência especializada e a demora em aceitar que precisamos de ajuda só vai nos fazer sofrer e causar mais danos à saúde. Por isso, procure atendimento especializado o quanto antes, o que beneficiará muito a sua qualidade de vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui