Como lidar com pessoas instáveis?

0

Na convivência diária, é comum termos dificuldades para lidar com algumas pessoas. Isso pode acontecer por razões variadas e uma delas é o fato de este amigo, ente querido ou colega de trabalho se mostrar instável.
Pode ser instabilidade de humor, emocional ou até mesmo fragilidade do ego. Seja por estresse ou problemas de saúde mental, precisamos ser compreensivos e entender que cada um pode reagir de maneira diferente a diversos tipos de estímulo, sejam eles positivos ou negativos.
Mas a dúvida sempre surge: como lidar com este tipo de pessoa? Entenda mais neste post.


Quem são as pessoas instáveis?

Diferentemente do que você possa estar imaginando, é muito fácil diferenciar aquele que teve um dia ruim daquele que tem problemas de saúde mental.
Enquanto a primeira pessoa mostra diferentes níveis de atenção e, provavelmente já vem estressada, a segunda mantém constantes alterações de humor devido a problemas como ansiedade, depressão ou bipolaridade, por exemplo.

Você pode constatar isso através da observação de alguns comportamentos:

  • Inflexibilidade de conversação: a pessoa não busca entender seu ponto de vista.
  • Imposição de ideias e opiniões;
  • Reclamações constantes;
  • Críticas destrutivas;
  • O ato de transferir a culpa de suas falhas a outrem;
  • Ações ou falas agressivas e intimadoras;
  • Abuso de poder;
  • Ansiedade e dificuldade em relacionar-se;
  • Pessimismo;
  • Julgamento constantemente;
  • Dificuldade para assumir a responsabilidade dos seus atos;
  • Atitude intolerante;


Como lidar com pessoas difíceis?

Aprender a lidar com pessoas difíceis, em qualquer situação, é fundamental.  Criar relações mais pacíficas pode ser difícil no começo, mas não impossível, afinal, quando um não quer, dois não brigam. Veja algumas dicas:

  1. Tenha paciência e seja compreensivo

Pessoas difíceis buscam te ofender usando tuas falhas como exemplo e mostrando como são superiores. Não rebata, abrace a crítica e busque crescer.
Se a crítica for injusta, avalie se vale a pena discutir o assunto. Impor limites é necessário, mas não se deixar contaminar é ainda mais. Quando o agressor não vê reação, ele desiste de tentar. Não abrace a negatividade.

  1. Aprenda a perdoar

Quem é instável geralmente apresenta problemas como bipolaridade ou depressão. Portanto, o comportamento do seu amigo, parente ou colega de trabalho está sendo afetado por um problema de saúde.
Isso significa que esta pessoa já vem sofrendo com suas próprias atitudes. Se você se magoa, cultiva algo ruim para si mesmo e nutre um sentimento negativo por alguém que precisa de ajuda mais do que qualquer outra coisa.
Você não precisa ficar para ajudar, se não quiser. Mas não carregue consigo sentimentos negativos. Eles podem fazer com que você adoeça.

  1. Busque ajuda

Quando o afastamento não é uma opção, buscar ajuda pode ser muito eficiente. É comum estarmos tão envolvidos com uma situação que não conseguimos enxergar qual seria o melhor caminho a seguir.
É muito importante que você aprenda a lidar com uma pessoa instável sem que isso afete a sua qualidade de vida.  Para obter êxito nesta tarefa, é imprescindível que você esteja emocionalmente equilibrado.

Se precisar, busque atendimento com um psicólogo ou psiquiatra. A ajuda profissional pode ser muito benéfica nestes casos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui