Dicas para aumentar sua produtividade no trabalho

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Cada vez mais, a produtividade no trabalho desempenha papel importante para quem deseja construir uma carreira, já que é através dela que se medem o engajamento do profissional e a habilidade para desempenhar as funções a ele atribuídas.

Nenhuma empresa deseja ter em seu quadro de funcionários pessoas que não se esforcem para atingir objetivos e propiciar o crescimento coletivo. Afinal, essas pessoas podem gerar prejuízos, uma vez que acabam influenciando outros colegas a adotar as mesmas posturas indesejadas.

Entretanto, aumentar a produtividade no trabalho pode ser uma tarefa bastante difícil quando se espera que os estímulos venham de superiores. Infelizmente não é muito comum que profissionais em posição de liderança adotem medidas para motivar suas equipes.

Dessa forma, as tarefas desempenhadas acabam se tornando rotineiras, cansativas e repetitivas, sem possibilitar que a vontade de crescer e melhorar surja no trabalhador.

Para quem deseja melhorar os números no trabalho, temos uma boa notícia: é possível desenvolver essa habilidade de maneira autônoma. Para isso, basta que você adote posturas que facilitarão o gerenciamento dos seus compromissos e estimulem o cérebro a buscar por melhores resultados. Confira algumas delas:

 

  1. Adote um planejamento

Por mais que essa seja uma postura básica, muitas pessoas não têm o costume de fazer planejamentos e ignoram a importância da organização.

Planejar não consiste em apenas anotar datas, tarefas e horários, mas também pensar e organizar a forma como as metas serão cumpridas, quais os melhores esquemas para se realizar os trabalhos e priorizar quais as demandas são mais importantes.

Além disso, é muito importante incluir momentos para descanso, lazer e cuidados pessoais, já que eles são essenciais para o bom rendimento.

 

  1. Aumente os níveis de dopamina

Não estamos falando em utilizar drogas e métodos artificiais para forçar o cérebro a produzir essa substância, mas, sim, adotar pequenos hábitos que poderão fazer uma grande diferença.

A dopamina é conhecida por ser responsável pela motivação e vontade de desempenhar tarefas, o que a torna essencial para quem deseja melhorar seu rendimento no trabalho.

Tarefas como celebrar conquistas simples – por exemplo, estabelecer a meta de utilizar apenas escadas para chegar em casa – estimulam a produção dessa substância.

Organizar objetivos de curto prazo e fáceis de serem atingidos também colaboram para que as metas sejam cumpridas mais rapidamente e assim possam ser celebradas.

Com isso, o cérebro estará acostumado com a sensação de realização, o que sempre irá ocorrer quando os objetivos no trabalho forem atingidos.

 

  1. Tenha uma boa relação com colegas e superiores

Estabelecer bons vínculos é essencial para que alguém se sinta empenhado a realizar tarefas que irão beneficiar o grupo como um todo.

Ter diálogos saudáveis com os colegas e com os superiores e realizar interações sociais básicas, como almoçar com outras pessoas ou levar um lanche para dividir no trabalho, ajudam a aumentar a sensação de pertencimento e de compreensão de que todos estão ali para um bem maior.

Dessa forma, cria-se um ambiente onde competições e intrigas desnecessárias não têm espaço.

 

O aumento da produtividade no trabalho é essencial para quem deseja atingir metas pessoais e obter conquistas, pois irá levar ao reconhecimento do esforço profissional e gerar resultados maiores, como promoções e premiações.

Para atingir esse resultado, é essencial que ocorram mudanças na maneira de se comportar no ambiente de trabalho, já que é com a criação de um bons hábitos que a mentalidade irá trabalhar para atingir os objetivos pretendidos.

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