Dicas para ser mais otimista!

0

Dicas para ser mais otimista

As pressões cotidianas e os problemas que nos rodeiam ocasionam estresse e, muitas vezes, dificuldades para encarar a vida com uma percepção otimista.

O problema é que é essa percepção que nos garante esperança, forças e motivação para que sigamos em busca de nossos sonhos e do nosso bem-estar.

Muitas pessoas gostam de pensar que não possuem tempo para desenvolver pensamentos positivos, pois eles não condizem com a realidade.  Sendo assim, elas não buscam melhorias na própria rotina nem investem no seu crescimento pessoal.

Essa triste realidade é bastante recorrente, já que a sociedade na qual vivemos supervaloriza o trabalho e os sacrifícios como elementos que engrandecem o ser humano.

Sendo assim, as questões pessoais costumam ser tratadas como menos importantes e o otimismo é considerado uma ideia equivocada e ingênua.

Entretanto, é preciso nos desvincularmos dessa concepção que vem se mostrando cada vez mais com o aumento do número de pessoas diagnosticadas com transtornos de humor, como depressão e ansiedade.

Por isso, desenvolver uma visão otimista é extremamente importante: além de ajudar a enfrentar os momentos críticos, é uma maneira de garantir uma vida saudável.

Estas 4 dicas irão lhe ajudar no exercício de mudar sua maneira de pensar e agir diante das questões da vida, e certamente trará muitos resultados positivos e grandes melhoras pessoais.

 

  1. Pratique esportes

Esportes são essenciais para ajudar a manter o metabolismo com um bom funcionamento, já que exercitam o corpo e estimulam a queima energética.

Além disso, eles estimulam a produção de substâncias responsáveis por dar ao cérebro sensações boas, como a dopamina – que garante a motivação e o sentimento de realização.

 

  1. Interaja socialmente

Uma boa interação em sociedade é essencial para as pessoas que querem ser mais otimistas, pois estimula a criação de contatos importantes – que podem ser essenciais em situações mais difíceis – e de vínculos afetivos, necessários para que se sintam acolhidas e protegidas.

Pequenas interações cotidianas, como abraços, são responsáveis por ajudar a liberar a oxitocina, substância que auxilia a aumentar a sensação de proteção contra mudanças no ambiente, por exemplo.

 

  1. Permita-se

Comer coisas que lhe deem prazer, brincar e não levar tudo tão a sério são comportamentos necessários para aguentar a rotina exaustiva que as pessoas costumam ter.

Quem não abre brechas para experimentar alguma guloseima feita por um colega de trabalho ou deixar passar alguma crítica superficial está constantemente preocupado em agradar a todos e a satisfazer a opinião alheia.

Esse comportamento gera ansiedade, o que acaba estressando o organismo. E quando se está sempre esperando o pior acontecer, é muito difícil adotar uma postura otimista perante as dificuldades cotidianas.

 

  1. Alimente-se bem

A boa alimentação é fundamental para que o corpo desempenhe suas atividades corretamente, garantindo a capacidade de enfrentar os desafios rotineiros.

Além disso, a ingestão de alimentos saudáveis auxilia que se mantenha o bom funcionamento do sistema gastrointestinal, evitando as indisposições que afetam o bom desempenho de tarefas.

 

Ter uma postura otimista é essencial para que se consiga encarar a vida e enfrentar os desafios do dia a dia, além de ser fundamental para a boa qualidade de vida.

Adote essas pequenas mudanças em seu cotidiano e tente se esforçar para pensar mais positivamente: assim você perceberá o quanto a vida pode ser mais simples e leve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui