Saiba maneiras de dar apoio a quem sofre de depressão

0

A depressão é a doença que mais incapacita pessoas no mundo, segundo dados da OMS. Para se ter uma ideia, há aproximadamente 300 milhões de pessoas diagnosticadas com o problema.

Infelizmente, o preconceito das pessoas impede que muitos diagnostiquem a doença e até se submetam a tratamentos.

Porém, um problema tão grave não pode mais passar despercebido, já que o seu agravamento pode ter consequências fatais, como o isolamento do paciente, sua incapacitação para exercer tarefas diárias básicas e até mesmo a morte por falta de cuidados ou pelo suicídio.

Por isso, é fundamental que pessoas próximas a alguém com depressão apoiem quem sofre com o problema e ofereçam suporte quando desconfiarem de que um familiar, amigo ou colega de trabalho pode estar deprimido.

Como a doença ainda possui um estigma muito grande, e também é facilmente confundida com estados de tristeza ou desânimo – que fazem parte da vida de todos, porém, sem afetar gravemente – é importante saber quais as maneiras de manifestar apoio para quem sofre de depressão.

As dicas abaixo irão ajudá-lo caso você sinta a necessidade de auxiliar alguém que possa estar com a doença.

 

  • Sempre esteja disposto a escutar

Um problema comum aos pacientes com depressão é ficarem fechados para o mundo, sem se comunicar com as pessoas que os cercam.

Por isso, é necessário que alguém ajude a pessoa deprimida a se manifestar, deixando que ela desabafe sobre as dificuldades da vida de uma maneira que a faça perceber que você está respeitando esse momento e disposto a ouvi-la.

 

  • Ofereça ajuda

Quando perceber que alguém próximo está extremamente desanimado, principalmente em situações constrangedoras e difíceis no trabalho, escola ou faculdade, com a família ou em ambientes públicos, ofereça ajuda.

Mostre que você está disposto a conversar e faça com que ele perceba que o momento difícil será enfrentado e que vocês estarão juntos até essa fase ruim passar.

 

  • Ajude na percepção de que os problemas são menores

Pessoas deprimidas tendem a ter uma visão muito negativa da vida e de si próprias, sentindo-se culpadas a todo momento por qualquer atitude que tiveram.

Elas costumam ver os problemas de forma maior do que eles realmente são, criando monstros que muitas vezes não existem ou são pequenos, podendo ser facilmente espantados.

Relatar experiências similares que você ou alguém próximo já viveu é uma boa maneira de fazê-las ter uma visão mais realista das situações e sentirem-se motivadas a seguir em frente.

 

  • Demonstre que você compreende a doença

Muitas pessoas acham que depressão é “frescura”, “doença de rico” ou “coisa de quem não tem o que fazer”. Já falamos aqui que ela é uma das principais causas de mortes no mundo.

Demonstrar que você compreende a gravidade da doença e sabe como ela é séria e afeta a vida da pessoa são maneiras de fazê-la sentir-se menos culpada e investir em seu tratamento.

 

  • Respeite seu momento

Pacientes com depressão tendem a apresentar humor rebaixado, apático e não expressarem alegria ou contentamento, mesmo em situações que deixem qualquer um eufórico.

Respeite esses momentos e não insista para que a pessoa aja diferentemente. Pergunte se ela está bem e, em caso de resposta positiva, compreenda que para ela o momento está sendo tão proveitoso quanto para você.

 

Esperamos que essas dicas ajudem você a apoiar quem sofre de depressão e também a deixar a vida de quem possui essa doença mais fácil e leve.

Lembre-se sempre de prestar atenção àqueles ao seu redor e levar a sério seus pedidos de ajuda, pois, muitas vezes, é difícil que o próprio deprimido saiba como buscar apoio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui