Misturar analgésicos com bebidas alcoólicas: quais os riscos?

0

CISA – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool

O uso de medicamentos para controle de dores, conhecidos como analgésicos, é uma prática comum. Inclusive, um dos medicamentos mais vendidos no Brasil é um analgésico, composto de dipirona, cafeína e orfenafrina. Muitos deles podem ser comprados sem a necessidade de receita médica, enquanto outros mais potentes, especialmente aqueles derivados de opioide, exigem prescrição controlada, tendo em vista seu maior potencial de efeitos colaterais, incluindo quadros de dependência da substância.

Diante disso, o CISA alerta sobre os riscos do consumo de bebidas alcoólicas por pessoas que utilizam estes medicamentos. Em linhas gerais, o álcool pode interagir negativamente com muitos medicamentos, prescritos ou até naturais. Entretanto, como cada medicamento tem um perfil particular de efeitos colaterais e metabolização, é preciso analisar como cada analgésico especificamente interage com bebidas alcoólicas.

A interação de álcool com esta substância é especialmente arriscada para problemas no fígado

Vale lembrar que os efeitos do álcool para as mulheres podem oferecer mais riscos, considerando que, devido a sua composição corporal com menos água que os homens, a concentração de álcool no sangue alcança níveis mais elevados. Da mesma forma, pessoas idosas também ficam sob particular risco para os prejuízos destas interações, ainda mais se fizerem uso de outros medicamentos. Assim, estão mais vulneráveis para potenciais efeitos de sonolência ou danos hepáticos de tais interações.

O intervalo de tempo entre a ingestão do medicamento e a de álcool capaz de induzir a interação é variável, entre poucas horas a dias. Portanto, a recomendação para quando uma pessoa precisa usar um medicamento que sabidamente interage com álcool, é para não consumir bebida alcoólica. Para saber mais sobre os riscos em relação ao medicamento em uso, procure seu médico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui