Neurociências: consumo e dependência de substâncias psicoativas

0

Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA)

Segundo o Global Status Report on Alcohol, o nível de consumo de álcool declinou nos últimos 20 anos em países desenvolvidos, mas está aumentando em países em desenvolvimento

Organização Mundial de Saúde (OMS) *

O consumo de bebidas alcoólicas, à semelhança do consumo de tabaco, apresenta uma série de particularidades em relação às demais drogas psicotrópicas: Primeiramente, trata-se de uma droga legal. Em seguida, a distribuição está largamente disponível na maior parte do mundo e a sua comercialização é feita de maneira agressiva por companhias multinacionais cujas campanhas de publicidade e promoção tem por objetivo os jovens.

Segundo o Global Status Report on Alcohol, o nível de consumo de álcool declinou nos últimos 20 anos em países desenvolvidos, mas está aumentando em países em desenvolvimento, especialmente na Região do Pacífico Ocidental onde o consumo anual per capita entre adultos varia entre 5 e 9 litros de álcool puro, e também em países da antiga União Soviética.

As taxas de consumo de álcool em países asiáticos são, até certo ponto, responsáveis pelo aumento da taxa em países em desenvolvimento. O nível de consumo de álcool nas Regiões da África, do Mediterrâneo Oriental e da Ásia do Sudeste é muito inferior.

Na região africana, houve um aumento acentuado no consumo per capita nos anos 70 e um declínio começando no início dos anos 80. No entanto, o padrão de consumo entre os homens sofre tendência de permanecer entre os níveis mais elevados em países como Gabão, Gana, Quênia, Lesoto e Senegal e África do Sul.

Na região das Américas, o uso abusivo é um padrão comum de consumo de bebidas alcoólicas. Tanto o consumo de álcool quanto o seu uso abusivo são mais comuns entre os indivíduos do sexo masculino no México e nos EUA. Apesar de o México apresentar taxas gerais de consumo de álcool relativamente baixas, há nesse país uma elevada frequência de uso abusivo especialmente entre jovens e nas ocasiões de fiestas.

O uso abusivo de álcool entre jovens também é comum na região do Pacífico Ocidental. Apesar do declínio no uso de álcool na Austrália e Nova Zelândia, 50% dos jovens do sexo masculino desses países assim como da Coréia do Sul e Japão bebem frequentemente até o ponto da embriaguez.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui